Com edição de 2020 cancelada devido à pandemia, evento virtual teve transmissão de apresentações culturais de edições passadas do festival de Nova Petrópolis
A retrospectiva online do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, realizada de 16 de julho a 2 de agosto, obteve um alcance de mais de 188 mil pessoas, de acordo com as estatísticas oficiais da rede social do evento. Durante os 18 dias de evento foram realizadas transmissões, em formato de lives, na página oficial do festival no facebook, totalizando mais de 38 horas de exibição de conteúdo de edições passadas do evento cultural. As apresentações de grupos folclóricos de 12 países, como Indonésia, México, Estados Unidos, Rússia, Egito, República Tcheca, Polônia, Argentina, Colômbia e Chile, além de 13 grupos nacionais e 27 grupos locais, foram os grandes destaques do evento online.
A ideia de criar uma programação online, que também contou com a exibição de espetáculos de abertura e encerramento do Festival Internacional de Folclore, além de um compacto do Encontro Mundial da Juventude IOV, surgiu em virtude do cancelamento da 48ª edição do evento por conta do novo coronavírus – COVID-19. Os espetáculos reunidos foram editados, contando com a inserção de depoimentos de folcloristas e autoridades, tais como, manifestações da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo; do presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira, e do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. As transmissões também contaram com participações das Soberanas do Folclore Alemão, Rainha, Andressa Haas; 1ª Princesa, Sara Freitas e a 2ª Princesa, Luana Heck.
O que se viu durante as transmissões da Retrospectiva online do Festival Internacional de Folclore, que foram visualizadas por mais de 60 mil pessoas, foi uma comoção de admiradores do folclore espalhados por diversos lugares do Brasil e do mundo. Nos quase 4 mil comentários postados durante as lives, espectadores brasileiros e de países como Costa Rica, México, Argentina, Chile, Colômbia e Perú interagiram entre si, trocando impressões e relembrando momentos marcantes do festival em Nova Petrópolis.
Para a presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner, reviver momentos do festival foi importante para aplacar a saudade do evento. “Ver que nosso evento virtual foi acompanhado por amigos de muitos Estados e países nos faz perceber que não é somente nossa cidade que sente falta do festival. Somos especialmente gratos a todos que tornaram esse evento online possível. Sabemos da dedicação de cada um para que essa edição diferente do festival também fosse especial e inesquecível”, destacou a presidente.
Comments